terça-feira, 31 de agosto de 2010

GRUPO CLIQUES - VII PASSEIO FOTOGRÁFICO - GUARAPARI-ES

Foto Oficial 01 (Ueliton Santos): eu e Nívia estávamos presos na BR...
Foto Oficial 02 (Ueliton Santos): agora sim!
(você acessa as minhas imagens do passeio e de outras aventuras na minha pagina do FLICKR)

GRUPO CLIQUES: mais que imagens...


Um novo passeio fotográfico, dessa vez o sétimo, em Guarapari-ES, e, sem desmerecer os encantos da luz gravada no filme ou no sensor... pra mim o lema do Grupo Cliques passa a ser:

"CLIQUES: Porque as imagens a gente
faz sozinho. Os Cliques, não."
(adorei isso, modéstia à parte :p )

Deixo algumas considerações minhas para partilhar com os amigos gestores, dentro em breve.


No geral, digo que tive o prazer de abraçar minha galera, conhecer gente que eu só "conheço" pelo nome (e o que dá de nome pronunciado errado é uma festa! Né, Íd sÁib, meu filho adotivo?) e calibrar o olho e a mente para novas circunstâncias fotográficas. O que fazer com sol alto, nem uma nuvenzinha no céu pra deixá-la difusa...? O que fazer em pouco tempo em algum local? Como chegar num ponto já exercitando o "sentimento fotográfico"? (uma boa mostra disso foram as fotos que fiz enquanto estava parado na estrada interrompida, com um grupo de caminhoneiros, está ali no final).

Dessa vez também aproveitei para fazer algo que há muito estava nos planos: fotografar a minha esposa. Eu tenho a câmera, ela, as idéias e a beleza. Ponto lá pra casa.

Quanto às questões técnicas (MARCÃO, essa vai pra sua conta hein, obrigado por cada segundo de partilha de vida, de experiencia, de técnica e de amizade) eu analisei e descobri que... NÃO TENHO QUE SER ESCRAVO DA FOTOMETRIA E DO FOTÔMETRO A CADA NOVO FOCO/DISPARO EM MODO MANUAL.


Explico (para solidificar as idéias, partilhá-la e discutir):







A magia da fotografia feita com todos os controles MANUAIS foi até fácil de ser desvendada para mim, desde o começo do uso da minha D90. A questão era o trabalho chatíssimo que, na minha cabeça, eu deveria ter a cada disparo que fosse fazer.   Ora, ja que cada meio clique é  1 foco+ 1 fotometria, a cada disparo a maquina me indica uma fotometria nova e eu tenho que  A. respeitá-la e zerar o exposímetro OU   B.) apontar de novo e buscar um local onde encontre menos "variação de luz", por assim dizer, para não mudar radicalmente a relação velocidade/abertura. (alguém está entendendo isso? Se não, siga em frente).

Assim, toda vez que, nas mesmas circunstâncias de luz, eu queria APENAS compor a cena de novo, sem variar a luz para a qual eu já havia medido e regulado a exposição, eu ainda assim me sentia obrigado a fazer uma nova correção de exposição (de acordo com o novo local onde eu apontava a camera), porque a camera pedia... PEDIA.


PEDIA  mas não MANDAVA!!!  Por quem quem tem que dominar o equipamento sou eu. Não ele a mim.

Ora: se as condições de luz estão adequadas; se a primeira fotometria que eu fiz para a cena estão corretas e o resultado está ok; se a luz não se alterou nem a minha idéia do que eu quero se alterou naquele local, sendo apenas um reenquadramento de cena, ou de posição do objeto, ou de ponto de foco que eu desejo... por que eu tenho que ficar a todo clique "apontando/focando/fotometrando/corrigindo a exposição/fazendo a imagem"?  Entendeu?


O fotômetro não sabe o que está acontecendo: ele te da uma leitura porque o novo local focado obviamente reflete uma luz diferente (pense num foco sobre o olho, um logo depois sobre a sobrancelha, outro sobre os lábios, um sobre a camisa, um sem querer feito no cabelo...) mas a luz da cena É A MESMA!  Foi então que eu acabei entendendo o que os fotografos de estudio (e os que fazem social com um monte de flashs) fazem: eles não estão a cada clique regulando velocidade, ou mudando o diafragma para corrigir um pontinho aqui e outro ali.  Eles estão fotografando em MANUAL mas já tem a relação velocidade/diafragma definida inicialmente para aquele ambiente, para aquele estilo de imagem.   A não ser que eu queira um efeito novo, aproveitar um reflexo, uma sombra, uma luz x ou y em uma nova foto, fotos seguidas onde só se alteram posiçoes e similares NÃO ME OBRIGAM a tirar um pontinho, colocar um pontinho...


EUREKA!

"- Ah, mas isso é ridiculamente lógico." 

Para mim, só foi depois que eu pensei, DIALOGUEI com o Marcão e TESTEI. Aí ficou fácil... 


Então pude tirar 15 fotos da Nívia em um momento, ou 10 da paisagem no por do sol, sem precisar fazer foco e correções de exposição a cada 3 segundos :). Ficou 1000 vezes mais fácil e rapido.


Porque como diz o Luiz Cláudio MARIGO ("Fotografia de Natureza", 2010, Ed.Europa): para o exercício da técnica, "os olhos só entendem o que a cabeça sabe que existe..."


Valeu, Cliques.

(você pode acessar o post sobre o Passeio no site do CLIQUES aqui, e pode participar de nossa lista de discussão, entrando em contato com todas as nossas atividades, mandando um email e se cadastrando através do contato@grupocliques.com.br)
"Na Estrada"
"Ansiosos"

Paulo Nogarol em conferência


Murilo em ação
Eu e Nívia, conversando com os olhares (por Marcello Martins)
Nívia e eu (por Ueliton Santos)
Minha Nívia, Hid Saib (nosso filho adotivo, do Projeto Vai Pra Caxias, Hid!) e... eu! (por Ueliton Santos)
Nívia

Nívia
Marcello Martins (tem nome de musico bom!)
"Paradoxo" (ou "Da Traição") - Ueliton Santos sabe porque :)




(F) / (L) / indo





2 comentários:

  1. Olha que projeto legal.
    Quantas pessoas envolvidas no exercício do olhar.
    Parabéns ao Grupo CLIQUES!
    Um dia apareço por ai.
    Sucesso, sempre.

    ResponderExcluir
  2. Meu amado amigo!

    Fico feliz pelas suas descobertas fotográficas e pela sua evolução no modo de fotografar e observar o que está à sua volta, para captar imagens belas como a "Ansiosos"!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Faça parte do VISÃO GERAL você também! Contribua com seus comentários