domingo, 5 de setembro de 2010

FILME: ‘FACES DA VERDADE” (Não revele a fonte...)



Até onde você iria para proteger sua fonte?

Até onde você iria para proteger seus princípios?

O que você suportaria para proteger aquilo no que acredita?

Essas são as perguntas angustiantes do filme FACES DA VERDADE, pouco badalado nos esquemas Hollywoodianos, mas digníssimo de ser assistido do começo ao fim roendo as unhas e se perguntando: “- Quem foi?”; “-Vale a pena?”.

Dá pra entender porque não é daqueles filmes queridinhos pelo cinemão comercial: não tem explosão; não tem efeitos especiais; não tem tiro. E, afinal, quem vai apostar em um filme que apresenta debates de direito de informação, liberdade de expressão, fontes jornalísticas...?

Quem vai apostar em um filme com discussões profundas no campo do Direito Constitucional? Quem vai se interessar por uma mãe, esposa, profissional, mulher, que abdica de sua liberdade em favor da crença da inviolabilidade de suas fontes de informação?

No nível atual de cultura e arte que vivemos, quem vai apostar em um filme que te pergunta, inevitavelmente: “-Se a imprensa não mantiver sua credibilidade, como os governantes irão temer ser julgados por aqueles a quem governam?”?

Faces da Verdade conta a história (baseada em episódios reais, mas sem fazer referência direta a um caso específico) da jornalista Rachel Armstrong que, em pesquisas para uma matéria jornalística, revela a identidade de uma agente da CIA enviada à Venezuela, única capaz de evitar um ataque americano àquele páis, com informações secretas que, obviamente, são ignoradas pelo governo dos EUA.  Informação desconsiderada, o ataque acontece. E a imprensa descobre que não havia razões para aquilo.

Curiosamente (ou não...), o filme traz o enredo da notícia-secreta-contada-ao-mundo-que-desencadeia-um-ataque-americano-para-depois-descobrir-que-a-notícia-não-era-tão-real-assim... Iraque? VoiláE tantos mais.

O que enlouquece é ver a jovem Rachel (bem interpretada por Kate Bekinsale) ser ultrajada, perseguida, chantageada, desacreditada... e permanecer fiel.

Acredite: vale a pena...  



BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte do VISÃO GERAL você também! Contribua com seus comentários