sábado, 20 de novembro de 2010

Intercâmbio de Corais em Cachoeiro: UTRECHTSE STUDENTEN CANTORIJ e CANTO LIVRE


Foi uma apresentação deliciosa. Para os ouvidos e para os olhos também.

Cachoeiro recebeu na última Terça (16.11) a visita do coral holandes UTRECHTSE STUDENTEN CANTORIJ (sob regência do simpático maestro Fokko Oldenhuis, com seu português perfeito, fruto de sua residência no país na infância). Os jovens coralistas estavam no Brasil para várias apresentações  internacionais e vieram se congratular com o cachoeiríssimo CORAL CANTO LIVRE (sob regência da expert Fernanda Maria Merchid Martins Moreira)

Com músicas tradicionais do canto coral internacional, música folclóricas européias e músicas holandesas mescladas a uma perfomance jovem e que ia além das belas sensações auditivas, fazendo uso contínuo da expressão corporal, da dança, da encenação, a equipe terminou a apresentação demonstrando que a disciplina européia rende espetáculos de cair o queixo. E abrir os ouvidos.

Em seguida, a malemolência brasileira colocou sobre o palco um belíssimo repertório e arranjo de vozes do cada vez mais estiloso Coral Canto Livre, aliado ao trio de violão, atabaque e cajon/pandeiro de suingue nacional, com direito a passistas em Aquarela do Brasil, jovens cheias de charme em Garota de Ipanema, participação especial de artista de teatro cachoeirense e uma delicada capoeira em Berimbau, concluindo com marchinhas tradicionais e as rosas do Rei em Como é Grande o Meu Amor por Você.

Conjunto completo. Digno da Atenas Capixaba. Digno de quem acha que as noites por aqui podem ser mais que caminhar na Beira-Rio e assistir novela em casa.

E para os mais atentos, a bela experiência vivida no Teatro Rubem Braga serviu para mostrar (mais uma vez) o quanto Cachoeiro se ressente da falta de um planejamento, público e privado, para dar acesso à cultura. Com "C" maiúsculo.

A seguir, algumas imagens.  Quanto ao som...bem, o som por enquanto terá que ser exclusividade para o coração dos mais de 350 apreciadores que estiveram presentes...
(essas e outras imagens em www.flickr.com/andrefachetti)
















2 comentários:

  1. Sem dúvida a apresentação dos Corais foi de "cair o queixo"...Eles estão de parabéns...

    ResponderExcluir
  2. Imperdível! Mas para alguém que, como eu, perdeu...fica a absoluta certeza do talento e ousadia deste maravilhoso grupo!!!

    ResponderExcluir

Faça parte do VISÃO GERAL você também! Contribua com seus comentários