quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

"Eu voltei...". Mas meu lugar é o mundo

Estamos de volta.
33 dias depois.
A primeira viagem à Europa no curriculo. Por volta de 15 dias em Lisboa (região da chamada Grande Lisboa, pra ser mais exato); 08 dias em Paris; 07 dias em Roma.
A sensação deliciosa de que, hoje em dia, o ser humano pode e deve ser cidadão do mundo.

A partir de agora, com mais de 2.800 fotos feitas, vou começar a tratar as imagens e escrever algumas linhas a respeito do que vi, ouvi e, especialmente, do que senti durante esse período riquíssimo.
Uma riqueza que não se conta em cifrões.
Uma riqueza que muitas vezes nem as fotos podem descrever.

------------------------

Desde já peço licença para 03 observações:

- muitas vezes poderei escrever que "conheci esse país", "o povo x ou y faz assim", mas eu já admito que isso é um sutil equívoco: estar em 03 capitais é muito menos do que conhecer "o país". Na verdade, "visitei" o país, "visitei" as cidades, "aprendi um pouco" de um povo em determinada região... Conhecer, conhecer mesmo... ah, isso é outra história.  Deus me dê a graça de poder fazê-lo daqui pra frente.

- nenhum comentário, opinião, observação terá qualquer espécie de caráter discriminatório. Minhas considerações serão...considerações, sob o meu ponto de vista, humildíssimo, pecando até pela simplicidade diante de tanta riqueza e diversidade cultural, mas nunca, jamais, deverão ser vistos como menosprezo ao nosso Brasil ou aos países visitados. Repito, nem a eles nem a nós mesmos.

- a terceira consideração....bem, eu pensei nela enquanto matutava este primeiro texto, ainda dentro de um dos aviões que pegamos durante o último mês. Mas agora eu esqueci. Vá: é perdoável! (depois, lembrando, eu atualizo). Lembrei da terceira: eu sou fã de quem consegue fazer aqueles relatos de viagem cronologicamente organizados, com horário em que entrou e saiu de cada lugar, cada prato que pediu em cada restaurante e casa de chá, cada euro gasto pra subir em uma atração ou pegar o ônibus... Eu admiro, não significa que eu saiba fazê-lo. Dessa forma, feliz ou infelizmente não consigo dar esse tipo de informação (tão) detalhada aqui. Vou fazer o que consigo. E quem quiser perguntar qualquer coisa, fique à vontade! COm perguntas é mais fácil dar algumas informações úteis para outros viajantes.

Por hora é isso. 

Temos história para contar pro resto da vida.

Mas eu espero ter outras dezenas de histórias antes mesmo de terminar as narrativas desta viagem.

Porque eu voltei. Mas nosso lugar é o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça parte do VISÃO GERAL você também! Contribua com seus comentários