sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Coletivo Laboratório da Imagem: "Curso para professores: Aprender fotografia fazendo 2""

Coletivo-Laboratório da Imagem

Eu conheci o COLETIVO LABORATÓRIO DA IMAGEM no ano passado, quando tive um primeiro contato com um texto que dizia:

"Decifra-me ou te devoro"

É o célebre desafio da ESFINGE, imagem icônica egípcia que interroga, do alto de sua potência de pedra, o interlocutor temeroso.

ESFINGE é a representação que as grandes ANA MARIA SCHULTZE (arte/educadora, especialista, mestre e doutoranda em artes)  e  CACÁ DOMINIQUEINI (fotógrafa, artista plástica e arte/educadora com formação em Artes Visuais pela Puc-Campinas) dão para a o desafio de, através da fotografia, discutir e re-olhar as cidades, os ambientes que nos cercam, enfim: o desafio de nos reconhecermos perdidos e podermos nos encontrar dentro dos nossos ambientes cotidianos, que passam por nós sem que os percebamos integralmente. Como parte de nós - e nós, deles.


Nessa viagem do bem que as duas nos permitem, trocamos alguns emails entusiasmados (porque, de cá, eu também tenho minhas esfinges a querer me engolir - e eu a elas!) e, alegria grande, fui informado que..


Abriram as inscrições para o projeto APRENDER FOTOGRAFIA FAZENDO 2, que pretende explorar com os cursistas o equipamento fotográfico e suas possibilidades expressivas por meio da linguagem da fotografia, oferecendo subsídios aos participantes para o trabalho com a fotografia na escola e outros espaços educativos com os recursos disponíveis: câmeras analógicas, digitais, celulares etc. Público-alvo? Professores do ensino básico e outros interessados em fotografia, caso restem vagas.


O curso é VIA WEB, ou seja, na modalidade EaD - educação à distância, o que facilita participar e aumenta a capacidade de debates em níveis gigantescos!


Eu já marquei minha cadeira lá, porque a proposta de trabalhar o Direito no Ensino Superior, com apoio também na fotografia, é uma proposta t-e-n-t-a-d-o-r-a. Não é à toa que eu repito em sala de aula, diariamente:  "- Formar bacharéis é fácil. Difícil a ajudar a formar cidadãos".


A fotografia tem me ajudado nisso.


Um comentário:

  1. Ah... André!
    Que lindo seu post!

    Me senti lisonjeada!
    Mas, olha, eu não sou grande não... tenho 1,60 de altura... :)

    Só para te lembrar, meu nome é DOMINIQUINI, mas se quiser continuar me chamando de DOMINIQUE, tudo bem!

    beijos
    Adorei!!

    ResponderExcluir

Faça parte do VISÃO GERAL você também! Contribua com seus comentários