terça-feira, 30 de junho de 2009

LUTO - Prof.Ovídio Araújo Baptista da Silva

ESTOU DE LUTO.

Faleceu no último dia 21.06.2009 um dos maiores mestres do Direito neste país:

PROFESSOR OVÍDIO ARAÚJO BAPTISTA DA SILVA

Processualista de peso, estudioso das raízes históricas, políticas e filosóficas do direito nacional; Professor. Um verdadeiro PROFESSOR.

Sempre pensei que os grandes deveriam ser chamados assim: professores. Não os técnicos de futebol, não os meros reprodutores de pensamentos alheios em sala de aula...

Professores devem ser como Ovídio Baptista sempre me a-pareceu em seus livros: assanhado, original, tenaz, ousado, às vezes beirando a mordacidade, outras vezes beirando a timidez, típica dos que sabem muito, mutíssimo, e até parecem que se encabulam de saber tanto.

Descobri os livros do Professor por acaso, uma capa verde clara bonita, perdida nas estantes da livraria do Tião. Eu havia acabado de sair da faculdade, nunca tinha tido dinheiro para comprar um livro de bolso, sequer! E assim que pude, fui lá e comprei o Vol.I do Curso de Processo Civil (RT-2000) dele. Ninguém havia mencionado suas obras na faculdade. Eu não havia visto notícias "populares" dele. Eu simpatizei e comprei. E comecei a ler.

E minha paixão por Processo Civil que já era grande duplicou, triplicou quando ele começou a abrir pra mim o universo dos efeitos da sentença (mandamentalidade e executividade lato sensu?!? O que era aquilo! Ele trazia respostas para dúvidas que eu tinha e ninguem sabia explicar), as ações de direito material... MEU DEUS...

Depois fui comprando tudo o que tinha o nome dele. E cheguei no estupendo "Jurisdição e Execução na Tradição Romano Canônica"... já li 3, 4, 5 vezes e quero ler de novo, porque descubro todo dia algum trecho que eu não havia percebido, que eu ainda não tinha maturidade para alcançar...

Não foi à toa que fiz questão de homenageá-lo em minha monografia de conclusão de Pós-Graduação em Processo Civil. Minha esposa também, em suas duas monografias, fez lá seus agradecimentos sinceros a tudo o que ele desbravou para nós e por nós.

Infelizmente, não consegui mostrar-lhe o que havia escrito "por ele" e "para ele"... um sonho verdadeiro que eu tinha, assim como o de viajar para a Itália e para a França, era de conhecer o Prof.Ovídio pessoalmente e trocar meia dúzia de palavras com ele.

As viagens, chegarão um dia. Conhecê-lo pessoalmente, não. Sem problemas: de onde ele está, agora pode saber que foi merecedor de algumas linhas minhas.

AMEM, Professor. AMEM.

"... o pêndulo da história nos conduz, inexoravelmente, no sentido de aproximar a ciência do Direito da História e não da geometria e da física."(Ovídio Araújo Baptista da Silva, in "Sentença e Coisa Julgada". Eficácias da Sentença e coisa Julgada, Ed.Forense, 2003, p.73)